voltar

Ford Feel: um vidro que permite aos invisuais “sentirem” a paisagem

A Ford apoiou o desenvolvimento do protótipo "Feel the View" para permitir que todos os que viajam num automóvel possam desfrutar da paisagem, permitido aos invisuais perceber as nuances da paisagem e senti-la na ponta dos dedos.

O desenvolvimento foi realizado pelos italianos da Aedo, uma start-up especializada em dispositivos destinados a invisuais. O sistema transforma a superfície de uma janela de automóvel num ecrã transparente e táctil. O "Feel the View" recolhe a imagem exterior captada por uma câmara e transforma-a em estímulos sensoriais perceptíveis ao tacto.

O software transforma as imagens numa escala de cinzentos de alto contraste, que é reproduzida no vidro graças a um sistema de LED’s. O vidro, ao ser tocado pelo utilizador, emite vibrações perceptíveis, podendo chegar a 225 intensidades diferentes: quanto menor for a intensidade do cinzento, maior será a intensidade da vibração. Deste modo, graças à exploração táctil de toda a janela, o cérebro consegue reconstruir os volumes que formam a paisagem, permitindo que a viagem possa ficar na memória de um invisual.

 

Fonte: Aquela Máquina

Pedir informações

Agende a sua visita à nossa oficina.

da maneira mais fácil

Agendar visita agora

Ofertas

Ford Focus 1.5 TDCi E6 120 Titanium Sportbr.
Ford Focus 1.5 TDCi E6 120 Titanium Sportbr.
KM: 21.300 | Ano 2017
22.000 € 20.900 €
ver mais