voltar

Distração dos peões? Os furgões Transit da Ford podem impedir embates

Hoje em dia os peões são frequentemente distraídos por jogos de ‘smartphones’, mensagens e vídeos ao mesmo tempo que atravessam as estradas. Agora a Ford introduz a tecnologia que permite que os furgões de mercadorias possam detetar as pessoas na estrada e, automaticamente, travar caso o condutor não responda aos avisos.

Originalmente desenvolvido para veículos de passageiros, como o Ford Mondeo, a tecnologia de Deteção de Peões processa informações a partir de um radar localizado no para-choques e de uma câmara montada no para-brisas. Ao mesmo tempo, uma base de dados de “contornos humanos” permite que o sistema possa distinguir pessoas nas bermas da estrada e objetos como árvores e sinais de trânsito.

Disponível desde já para a Transit e Transit Custom, a tecnologia de Deteção de Peões pode até mesmo prever quando as pessoas podem sair dos passeios e cruzar-se no caminho de um veículo em aproximação. É a primeira vez que a tecnologia é disponibilizado para veículos comerciais desta dimensão.

De acordo com dados oficiais do Observatório Europeu de Segurança Rodoviária, mais de 70.000 peões perderam a vida nas estradas europeias entre 2004 e 2013.

Os engenheiros da Ford testaram o sistema em circuitos fechados, usando equipamento colocado em manequins em tamanho natural. A equipa de desenvolvimento também passou meses a testar e aperfeiçoar o sistema em estradas de cidades europeias apinhadas de peões, como Paris e Amesterdão, para provar a fiabilidade do sistema sob condições reais, cobrindo mais de 10.000 quilómetros de condução urbana.

O sistema de travagem de emergência – denominado Assistente de Pré-Colisão – funciona numa série de etapas. Se o sistema detetar um peão e determinar que uma colisão se está a tornar iminente, o condutor vai receber primeiro um alarme sonoro e um aviso visual no painel de instrumentos. Caso o condutor não responda ao aviso, o sistema então reduz o tempo necessário para ativar os travões, reduzindo o espaço entre os calços de travões e os discos. Se continuar a não haver ação por parte do condutor, os travões são aplicados automaticamente e a velocidade do veículo é reduzida.

A Transit e a Transit Custom, os mais recentes veículos comerciais da Ford, com Deteção de Peões, estão a partir de agora à venda em toda a Europa, contando com o novo motor diesel Ford EcoBlue de 2.0 litros, o qual oferece melhor performance e custos de manutenção, com uma redução no consumo de combustível de até 13 por cento. Os novos modelos beneficiam de outras tecnologias avançadas que aumentam a confiança e o conforto a quem está ao volante, tais como Controlo de Velocidade Adaptativo, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Estabilização aos Ventos Laterais.

Fonte: revistacarrosemotores.com

Pedir informações

Agende a sua visita à nossa oficina.

da maneira mais fácil

Agendar visita agora

Ofertas